A Semana Educação de Ciência e Tecnologia (SECT) é o maior evento representativo dos saberes implementados em nível acadêmico e administrativo do IFPB Campus Cajazeiras. Aberta à comunidade em geral, a SECT representa a oportunidade de avançar em nossos propósitos – a Missão Institucional: “Promover a educação profissional, tecnológica e humanística, em todos os níveis e modalidades, por meio de ensino, pesquisa, extensão e inovação, de forma inclusiva e sustentável”, e sua Visão: “Ser referência em educação, ciência e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico regional”. Através deste evento, move-se e amplia-se o campo do conhecimento gerando informações com o entendimento de sua aplicabilidade na dimensão social – o que dá sentido à nossa Missão.

A XII Semana de Educação, Ciência e Tecnologia ocorrerá entre os dias 30/08 a 02/09/2021 e abordará o tema “O Papel transformador da educação: experiências de pesquisa e extensão” e será um momento de encontro e multiplicidade dos saberes envolvendo palestras, mesas redondas, minicursos, semana de inclusão, mostra de cultura, mostra de pesquisa e extensão.

Mostra Pesq. Extensão

Inscrições nos Minicursos

Datas Importantes

Inscrição no evento: 19/07 a 02/09

Submissão de Minicursos: 19/07 a 16/08 (Prazo Encerrado)

Submissão para Mostras de Pesquisa/Extensão e Cultura: 19/07 a 16/08 (Prazo Encerrado)

Período de avaliação dos trabalhos submetidos: 16/08 a 20/08 (Prazo Encerrado)

Inscrições nos Minicursos: 19/08 a 30/08 (Prazo Encerrado)

Envio dos pareceres aos autores: Até 23/08 (Prazo Encerrado)

Devolução dos autores (ajustes das submissões): Até 25/08 (Prazo Encerrado)

Envio dos aceites: Até 27/08 (Prazo Encerrado)

Programação Definitiva: Até 27/08 (Prazo Encerrado)

Evento: de 30/08 à 02/09

Palestrantes

Profa. Me. Sofia Leão Carvalho

Professora da Universidade Federal do Cariri - UFCA. Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás (2012), bolsista de graduação sanduíche Brafitec no Institut National des Sciences Appliquées de Toulouse, França (2009/2010). Mestre em Engenharia Civil na área de concentração de Geotecnia pela Universidade Federal de Goiás (2015). Atualmente é doutoranda pelo programa de Pós-Graduação em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil na área de concentração de Geotecnia pela Universidade Federal de Goiás (2019)

Prof. Me. Flávio Augusto Pinho

Professor da Universidade Federal do Cariri - UFCA. Engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em mecânica das estruturas pela mesma instituição. Pesquisador na área de dinâmica das estruturas e otimização de estruturas. Experiência profissional em elaboração de projeto de estruturas - concreto armado, concreto pré-moldado e concreto protendido.

Prof. Me. Gilney Neves Tosta

Professor Universitário. Licenciado em Letras Português/Inglês, pós-graduando em Linguística Textual e em Gramática e Texto, Mestre em Linguística Geral. Professor da Graduação das disciplinas: Linguística, Redação e Relatórios Técnicos, Metodologia da Pesquisa Científica e Trabalho de Conclusão de Curso. Professor de Pós-Graduação das disciplinas de Metodologia da Pesquisa Científica I e II e Redação Científica. Possui experiência em gestão das atividades e projetos de extensão universitária.

Prof. Dr. William de Souza Santos

Professor do Instituto Federal da Paraíba - Campus Cajazeiras. Pós-Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências - UFBA. Doutor e Mestre em Modelagem Computacional de Sistemas Cognitivos. Especialista em Educação, Comunicação e Tecnologias em Interfaces Digitais. Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática. Graduado em Licenciatura em Matemática.

Profa. Dra. Bruna Ramalho Sarmento

Técnica do Laboratório de Acessibilidade (LACESSE) do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPB. Doutora em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGAU-UFRN) (2017). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba (PPGAU-UFPB) (2012). Graduada em Design de Interiores pelo Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) (2007).

Prof. Dr. Guilherme Souza

Olá! Meu nome é Guilherme Souza e sou professor do Centro Universitário SENAI CIMATEC desde 2007, onde desenvolvo minha carreira atuando principalmente no curso de Engenharia Mecânica. Atuo neste curso desde sua implementação, em 2010-2011, tendo sido coordenador por 10 anos e lecionando as disciplinas de Introdução à Engenharia Mecânica, Desafio de Engenharia Mecânica, Processos de Usinagem e Engenharia da Manufatura. Também atuo na Pós-graduação lecionando e orientando no programa GETEC de Mestrado Profissional e em cursos de Especialização. Atualmente sou coordenador da Trilha Técnico-Gestor, uma parte do percurso formativo comum a todos os cursos de graduação do Centro Universitário SENAI CIMATEC.

Como professor, sou um entusiasta da Aprendizagem Baseada em Projetos, metodologia que aplico desde 2011 em Desafios, Projetos Integradores, Projeto Theoprax e, atualmente, nos Projetos Profissionais Supervisionados, na Trilha Técnico-Gestor.

No que diz respeito à minha formação, sou Engenheiro Mecânico formado pela UFBA (2003), Mestre em Engenharia Mecânica pela UFSC (2006) e Doutor em Engenharia Mecânica e Aeronáutica pelo ITA (2011), e tanto minha Dissertação de Mestrado e como minha Tese de Doutorado tiveram como tema o processo de Fresamento em 5-Eixos Simultâneos aplicado a componentes de turbinas.

Espero por vocês na palestra de encerramento da Semana de Educação, Ciência e Tecnologia do IFPB Campus Cajazeiras!

Profa. Dra. Sayonara Abrantes

Pós-doutorado em Ensino pela UERN. Doutorado e Mestrado em Linguística pela UFPB\PROLING. Possui graduação em LICENCIATURA PLENA EM LETRAS pela Universidade Federal de Campina Grande (2003). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba- Campus Cajazeiras - PB, atuando nos ensinos Técnico e Tecnológico. Líder do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem de Línguas. Atuou como supervisora de área do PIBID. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, produção textual, metodologia do trabalho científico, formação e ensino. Desenvolve pesquisas na área de Linguística Aplicada e Ensino, com ênfase no desenvolvimento da leitura e escrita, fundamentando-se em teorias semânticas, do texto e do discurso.

Profa. Esp. Maria Luiza Torres Lima

Tradutora e intérprete de LIBRAS. Formada em Letras/Português (UFC) e graduanda em licenciatura em Letras/Libras(UERN). Especialização em Interpretação da Libras(UNIP) e Educação a distância: fundamentos e ferramentas (UECE).

Prof. Esp. Emanuel da S. Oliveira (Jhon)

Tradutor e intérprete de LIBRAS do IFPB/CZ, certificação em Libras pela UNIEDUCAR, pelo Prime Cursos, pelo Sesi, pela FATECE (Faculdade de Tecnologia, Ciências e Educação). Tradutor e intérprete de LIBRAS certificado pela Wr Educacional, formação continuada na área de Educação Inclusiva, e AEE. Instrutor de LIBRAS certificado pela faculdade metropolitana. Fotógrafo, músico, desenhista, artista plástico, ator. Atual coordenador do NAPNE (Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas).

Profa. Me. Renalle Pessoa

Psicóloga do IFPB Campus Cajazeiras. Coordenadora de Apoio ao Estudante (CAEST) da mesma instituição. Formação Clínica em Logoterapia e Análise Existencial de Viktor Frankl. Licenciada e Bacharel em Psicologia pela UEPB. Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela mesma instituição. Mestre em Psicologia Social pela UFPB com pesquisa na interface entre as temáticas de relações intergrupais, empatia e desenvolvimento moral.