Minicursos

Atenção! As inscrições dos minicursos serão realizadas de forma presencial na mesa do credenciamento que está em frente ao Auditório.

Minicursos Ofertados:

MC00 - Oficina de LIBRAS

O objetivo geral dessa oficina é promover aos participantes informações básicas sobre a Libras, por meio de apresentação expositiva e dialogada, de modo a refletir sobre sua importância e seus efeitos no processo de acessibilidade da pessoa Surda.

Vagas: 20

Requisitos: Livre

MC01 - Oficina Arquearia

Arquearia, fundamentos de postura e utilização

Vagas: 30

Requisitos: Livre participação

MC02 - Introdução ao Controle Fuzzy - Teoria e Exemplos Práticos no MATLAB

A Lógica Fuzzy, ou Lógica Nebulosa, é uma estratégia de controle que permite a partir do uso de teoria de conjuntos obter o controle dos mais diversos tipos de sistemas de automação. O objetivo do mini curso é apresentar o conceito desta lógica, assim como mostrar exemplos práticos de suas aplicações, permitindo ao estudante dos mais diversos cursos do campus, conhecer uma estratégia de controle inteligente que está nos mais diversos ramos do mundo do trabalho.

Vagas: 40

Requisitos: Livre

MC03 - Introdução ao desenvolvimento de aplicativos com React Native

Nesse minicurso, iremos abordar os fundamentos do framework React Native para o desenvolvimento de aplicações nativas para dispositivos móveis (Android e iOS), utilizando apenas o JavaScript como linguagem de programação.

Vagas: 25

Requisitos: Recomenda-se que os participantes tenha um conhecimento introdutório de javascript

MC04 - Cultura Indígenas no Ensino de Matemática: explorando o tabuleiro do jogo da onça

A Lei no 11.645/08 estabelece diretrizes e bases para a educação nacional para a inclusão de conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros. Esta oficina tem como objetivo apresentar uma proposta com atividades que contemplem a referida lei nas aulas de matemática. Com foco na utilização de um jogo indígena, traz um tratamento de conteúdos matemáticos com a intenção de proporcionar aos estudantes o conhecimento e a valorização da cultura dos povos indígenas construindo uma proposta que enriqueça o processo ensino-aprendizagem.

Vagas: 10

Requisitos: Público principal Estudantes do Ensino Médio

MC05 - Noções básicas de primeiros socorros - Lei Lucas

A Lei Lucas 13722/18 foi criada para que escolas públicas e privadas se preparem para atendimentos de primeiros socorros antes da chegada de uma equipe profissional de saúde. Assim poderemos auxiliar nossos alunos, professores e demais servidores a prestar de forma adequada os primeiros socorros numa eventual situação de risco.

Vagas: 20, sendo 10 alunos e 10 servidores

Requisitos: Preferência se o aluno for líder de sala

MC06 - Oficina: Leitura Dramatizada de Trecho do Texto Teatral

Conhecer texto de algumas peças teatrais, refletir a importância no contexto artistico-cultural-social e fazer leitura dramatizada resultando em uma apresentação com o título: Um quinteto de trechos de teatro.

Vagas: 10

Requisitos: Preferência alunos que gostem de teatro.

MC07 - Introdução a construção de artigos e trabalhos acadêmicos

O presente minicurso abordará, de modo introdutório, conceitos e técnicas de produção de artigos e trabalhos acadêmicos através de exercícios práticos e dinâmicos.

Vagas: 20

Requisitos: Cada participante deverá trazer dois exemplares de livros impressos de conteúdo acadêmico (científico, técnico ou literário) de seu interesse para utilizar em uma das atividades práticas propostas no minicurso.

MC08 - Patentes como ferramenta para a Inovação Tecnológica

Atualmente o processo de desenvolvimento de novas tecnologias vem se intensificando. Essa aceleração é resultado da grande geração e difusão de informações que observamos em nossa sociedade. A maior parte dessas inovações são protegidas por meio de patentes, fazendo com que o número de registros de patentes se torne indicativo do nível de inovação para os países ou regiões. Contudo os conhecimentos básicos sobre o nosso sistema patentário ainda não está bem disseminado pela nossa comunidade acadêmica, levando a problemas como baixo nível de proteção das pesquisas desenvolvidas, desenvolvimento de pesquisas tecnicamente redundantes, bem como a baixa utilização das valiosas informações disponíveis nos bancos de patentes. Assim o presente minicurso objetiva proporcionar aos participantes os conhecimentos básicos, que permitirão tornar as patentes uma excelente fonte de informações, bem como uma aliada no processo de inovação tecnológica.

Vagas: 40

Requisitos: Livre

MC09 - Oficina do LAMUT para sensibilização à acessibilidade urbana e do espaço construído

Esta oficina tem por objetivo sensibilizar projetistas da construção civil e da paisagem sobre condições de acesso às vias urbanas e ao espaço construído. É ofertada pelo Laboratório de Acessibilidade, Mobilidade Urbana e Transportes (LAMUT) do IFPB Cajazeiras, e será uma experiência imersiva onde o participante terá sua mobilidade reduzida para uma rota prevista. Além da experiência haverá apresentação teórica sobre o tema e roda de discussão sobre o conhecimento prático adquirido.

Vagas: 20

Requisitos: Usar protetor solar, roupa e calçado confortável.

MC10 - Minicurso de Prototipagem de Circuitos Elétricos: Teória e Prática.

Noções básicas sobre simulação de circuitos elétricos e prototipagem com impressão de circuitos. Na simulação será apresentado simuladores mais utilizados no curso de Engenharia de Controle e Automação e na prototipagem as principais práticas com Circuitos Integradores (CIs), e no final mostrar que é possível interligar a simulação com prática para a criação da própria placa de circuito impresso.

Vagas: 12

Requisitos: Livre

MC11 - PCB fácil

Confecção de layouts de placas de circuito impresso utilizando o aplicativo de código aberto Fritzing.

Vagas: 10

Requisitos: É preferível que tenha conhecimentos sobre componentes eletrônicos básicos.

MC12 - A Agenda 2030 como ferramenta do desenvolvendo sustentável territorial

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é uma plataforma global que nos desafia para mudança no curso do desenvolvimento. A ideia é que possamos compreender que o processo de desenvolvimento territorial contempla a inclusão de todos (as) e respeita o meio ambiente, numa perspectiva de sustentabilidade socioambiental. Para tanto, é necessário conhecer essa estratégia de atuação e a viabilidade de sua implementação na academia , no setor empresarial e na gestão pública. Uma agenda global pode e deve ser individual e movimentar os atores sociais no processo de crescimento e desenvolvimento territorial.

Vagas: 30

Requisitos: Livre

MC13 - Introdução ao Processamento de Imagens com Python

O curso tem como objetivo apresentar, os conceitos iniciais sobre o processamento de imagens utilizando Python.

Vagas: 15

Requisitos: Livre